O Corinthians fez a sua estreia no Campeonato Mundial de Futsal na manhã desta terça-feira e venceu. Com primeiro jogo disputado contra o Shenzhen Nanling, da China, a equipe alvinegra jogou com tranquilidade e ganhou pelo placar de 3 a 1.
Tecnicamente superior ao adversário, o Corinthians abriu uma boa vantagem ainda na primeira etapa. Com gols de Deives, Nenê e Murilo, o Timão iniciou o jogo vencendo pelo placar de 3 a 0. No segundo período, a equipe alvinegra mostrou superioridade, mas sofreu com o goleiro linha adversário, não conseguindo marcar o quarto gol e ainda tomando um tento do time chinês.
Antes do início do duelo, os jogadores das duas equipes se reuniram no centro da quadra para homenagearem o pivô Douglas. Todos tiraram uma foto com uma placa com os dizeres "ObrigadoD9" e respeitaram um minuto de silêncio. O jogador do Corinthians foi morto há duas semanas logo depois de disputar uma partida com a camisa alvinegra, em Erechim.
Com o jogo dessa terça, a equipe chinesa encerrou sua participação na competição. Na segunda-feira o Shenzhen acabou derrotado pelo Barcelona, da Espanha, pelo placar de 4 a 1. Em grupos de apenas três times, o time já está eliminado.
Já o Corinthians enfrenta a equipe espanhola nesta quarta-feira e vai em busca da sua classificação. Para isso, será necessário vencer o Barcelona porque o adversário possui a vantagem do empate pelo saldo de gols.
Escalação
Pensando na importância da competição mundial, o Corinthians do técnico André Bié foi escalado com força máxima e entrou em quadra com: Tiago, Nenê, Deives, Henrique e Caio Costa. Já a equipe chinesa jogou com: Zhu Bei, Huang Jiafu, Hassan, Gu Haitao e Esmaeilpour.
Como foi o jogo
Primeira etapa
Ainda no primeiro minuto, Deives puxou uma boa jogada pelo meio, tabelou com Caio na direita e recebeu de volta. Na sobra, ele tocou de calcanhar para Henrique, que arriscou e levou muito perigo, mas a bola passou ao lado do gol do Shenzhen.
Controlando bastante a bola, mas sem conseguir criar chances efetivas de gol, o Corinthians trocou toda a equipe de linha ainda com cinco minutos da primeira etapa. Depois da saída dos titulares, entraram Batalha, Daniel, Igor e Renatinho.
Depois de sete minutos, Igor recebeu na esquerda e avançou, mas não conseguiu espaço para o chute. Ele então tocou do outro lado para Batalha, que abriu sozinho e arriscou com muito perigo,
para uma boa defesa do goleiro adversário.
Pouco tempo depois, Igor recebeu novamente, dessa vez na direita, e conseguiu cortar para a perna direita e arriscar. O goleiro Zhu Bei fez mais uma grande defesa e evitou o gol.
Com oito minutos da primeira etapa, Deives recebeu na ponta da área, tentou cruzar no meio e contou com um desvio de Ahmad no meio. A bola enganou o goleiro adversário e entrou no cantinho, sem muitas chances para Zhu Bei.
Logo no próximo lance, o Corinthians aproveitou uma desorganização da equipe chinesa e marcou o segundo. Nenê puxou pela esquerda, tocou no meio e recebeu de volta para apenas chutar sem muitas chances para o goleiro adversário.
Depois de 12 minutos, a defesa do time chinês se desorganizou mais uma vez e acabou cometendo um recuo de bola para o goleiro. Na falta cobrada dentro da área, porém, Deives não conseguiu dar direção para o chute e acabou jogando a bola por cima do gol adversário.
Com duas paralisações técnicas para arrumar o cronômetro do jogo, a partida ficou um pouco parada.
Perto do final da primeira etapa, porém, o Shenzhen chegou para uma boa oportunidade pela direita, mas o goleiro Tiago fez uma grande defesa e impediu o gol da equipe chinesa.
O terceiro gol alvinegro saiu antes do término da primeira etapa. Com nove segundos restantes no relógio, Murilo sofreu uma falta no meio do campo e foi para a batida. O jogador chutou direto para o gol e viu a bola passar pelo goleiro Zhu Bei e entrar no fundo das redes.
Segunda Etapa
Ainda no começo, Igor sofreu uma pancada de Ahmad nas costa e precisou ser atendido dentro de quadra. Após um tempinho fora, ele conseguiu retornar ao jogo e voltou a atuar normalmente.
Pouco depois, o jogador do Shenzhen cometeu mais uma falta dura no meio da quadra e acabou sendo advertido com o cartão amarelo. Na cobrança, em jogada ensaiada, o Timão quase chegou ao quarto gol, mas o goleiro Zhu Bei conseguiu evitar o cruzamento e jogou a bola pela linha de fundo.
Com 15 minutos restantes no cronômetro, Rafa recebeu a bola na entrada da área e por muito pouco não ampliou o placar. O jogador poderia tocar para o meio, mas preferiu arriscar direto para o gol e chutou com muito perigo, mas a bola passou ao lado da trave.
A superioridade da equipe alvinegra ficou evidente na segunda etapa. Nos primeiros minutos, foram seis chances de gol, sem sofrer nenhum perigo atrás, mas o Timão não conseguia chegar ao quarto gol.
Dessa maneira, depois de oito minutos e já utilizando o goleiro linha, o Shenzhen conseguiu diminuir. Em cruzamento de Serginho pela direita depois de uma troca de passes, Lu recebeu no meio e precisou apenas empurrar para o gol, sem muitas chances para o goleiro Tiago.
Com quatro minutos restantes no cronômetro, o time chinês seguiu utilizando o goleiro linha e abrindo espaços. Depois de recuperar a bola, o goleiro Tiago arriscou do campo de defesa e a bola levou muito perigo, mas passou por cima da trave adversária.
Precisando de um gol para igualar o placar conquistado pelo Barcelona, o Corinthians passou a utilizar o goleiro linha também com três minutos restantes. Com isso, o jogo ficou completamente
aberto.
No minuto seguinte, o Corinthians recuperou uma grande bola no meio do campo e saiu em contra-ataque. Nenê recebeu sozinho na frente do gol, mas chutou errado e acabou acertando a trave, perdendo a grande chance de marcar o quarto gol.
Fonte: Meu Timão e Sportv