Reviravolta e liderança isolada: Fernandinho é a figura da jornada

No regresso à Liga Placard, depois da paragem para as seleções, muitos foram os destaques desta 8.ª jornada. Desde a liderança isolada, às lutas por conseguir os três pontos fora de casa, esta ronda teve de tudo.

Para começar, deitemos um olho na equipa de Azeméis que, contra algumas expectativas, veio até Carcavelos para quebrar a série vitoriosa da Quinta dos Lombos e, enquanto estes arrecadavam a sua segunda derrota, a equipa do Norte conseguia uma vitória, por 2-0, estável e importante para esta fase do campeonato. Os golos da partida foram marcados por Côco, em grande jogada de contra-ataque e por Emerson Ribeiro, já no final dos 40 minutos.

Foi também nesta jornada que o Belenenses conseguiu voltar a pontuar. A jogar fora de portas, os azuis do Restelo foram até Viseu protagonizar um empate a quatro bolas, uma verdadeira chuva de golos e os pontos acabaram por ser repartidos. Com atletas a bisar dos dois lados, ficam como destaques os golos de Russo (Viseu 2001) e Nuças e João Marques (Belenenses).

À oitava jornada, foi a vez do Sporting se deslocar até ao Fundão para lutar (e conseguir) mais três pontos, tendo vencido por 4-1. A entrada mais forte dos leões foi notória e ficou marcada pelo grande golo do capitão João Matos logo aos dois minutos. Esta partida, que marcou o regresso de Pauleta ao Fundão e o reencontro de Edgar Varela com a equipa de Nuno Dias, chegou ainda a estar empatada com um golo solitário do (outro) capitão, Mário Freitas. A partir daí, o Sporting meteu o pé no acelerador e Cardinal, Cavinato e Rocha resolveram o resto.

A Burinhosa, que na próxima jornada recebe o campeão europeu, mostrou a sua superioridade em casa, frente ao Candoso, tendo goleado os forasteiros por 5-0, garantindo alguma confiança aos comandados de Alex Pinto antes da difícil deslocação de quinta-feira ao Pavilhão João Rocha. Nesta vitória gorda, podemos destacar o bis de Adriano, que fechou as contas na aldeia do futsal.

Depois de uma derrota caseira, o Braga deslocou-se até Ponte de Sôr onde conseguiu somar novamente os tão ambicionados três pontos, com uma vitória por 4-2. A partida fica ainda marcada pelo desejado regresso de Bruno Cintra aos convocados, como destaque, mas com Cássio a bisar e a fazer uma partida de se lhe tirar o chapéu, dominando o Elétrico durante praticamente toda a partida, apesar deste ter começado melhor, a partir dos 15 minutos, com Cássio a inaugurar o marcador, a história virou a favor dos bracarenses.

Voltamos agora à linha de Cascais. Os Leões de Porto Salvo muito suaram, muito sofreram, mas conseguiram vencer o Portimonense por 3-2. A equipa do Algarve bem que meteu à prova Bebé na baliza, mas os leões não desarmaram e acabaram por inaugurar o marcador aos sete minutos, pelo pé de Danny. No entanto, até ao final da partida tudo se manteve empatado, por 2-2, até que, a apenas 19 segundos do fim, André Galvão remata para o fundo das redes da baliza dos algarvios e arranca a vitória a ferros para os da casa.

Para terminar o resumo desta jornada, falta apenas o jogo do campeão nacional. O Benfica, a jogar na Luz, começou por apanhar um susto nos minutos iniciais da partida, com o Modicus a surpreender com dois golos, um de Fábio Lima e outro de Óscar Santos. No entanto, o susto pareceu acordar os encarnados que acabaram mesmo por golear por 7-2, tendo logo antes do intervalo dado a volta ao marcador. As águias de Joel Rocha estão assim isoladas na liderança do campeonato.

É, então, mesmo desta partida que sai a figura da jornada. Fernandinho, com um hat-trick e já 10 golos marcados em apenas 8 jornadas, deu uma entrevista exclusiva ao Zona Técnica, em que prometeu que o Benfica irá encarar todos os jogos como uma final.

Zona Técnica: A partida frente ao Modicus não começou como desejada, mas rapidamente se colocaram na frente. Jogando em casa, sentiram que a recuperação era mais do que garantida?

Fernandinho: Sabíamos que a equipa deles era difícil e que tínhamos de estar fortes na defesa, porque são uma equipa que faz muitos golos. Têm bons jogadores na frente com muita facilidade em fazer golos. Começámos com um resultado adverso, mas com o nosso trabalho ainda no primeiro tempo acertámos a marcação e colocámos um ritmo muito forte no jogo e isso foi muito bom para virarmos o resultado ainda na primeira parte.

ZT: Um hat-trick do Fernandinho a fechar as contas foi como se para confirmar a superioridade?

F: Não penso que o meu hat-trick tenha sido para confirmar a superioridade, acho que a equipa jogou muito seriamente após os 5 primeiros minutos. Acertámos a defesa e, consequentemente, conseguimos fazer golos, que são o mais importante. O meu hat-trick foi fruto do trabalho de toda a equipa

ZT: Dois desses golos já foram num momento em que o Modicus estava a jogar com guarda-redes avançado. É algo que estão muito sujeitos, o treino tem sido intenso para que possa ser possível responder com golos nessa situação?

F: É importante treinar muito essa situação de guarda-redes subido, porque os golos nessa altura são importantes para que tenhamos mais calma na marcação e consigamos fazer as coisas do jeito que tem de ser. Esses golos são fruto do trabalho durante a semana.

ZT: Ser o melhor marcador da Liga Placard é uma ambição?

F: Ser o melhor marcador não é obsessão. A minha ambição é ser campeão em tudo o que o Benfica possa disputar, isso para mim é uma segunda opção, tento sempre ajudar o Benfica da melhor maneira, seja no ataque ou na defesa, então a minha ambição é ser campeão.

ZT: Com a liderança nas mãos, a pressão passa a ser maior. Como encara o Benfica o resto da época, apesar de ainda ser muito cedo?

F: Pressão temos sempre. Quando estás mais regular todos te querem vencer, estamos a encarar cada jogo como uma final e isso é muito importante para que no final da fase regular estejamos em primeiro, mas ainda é muito cedo para pensar no primeiro lugar, por isso temos de pensar que cada jogo é uma final e ir sempre em buscar da vitória.

ZT:Na próxima jornada recebem a Quinta dos Lombos, como está a correr essa preparação e o que esperar de duas equipas que estão a fazer um excelente início de campeonato?

F: A Quinta dos Lombos é uma grande equipa e está a fazer um bom campeonato. Vamos trabalhar duro esta semana, porque será outro jogo difícil. Para sair desse jogo com uma vitória, como já falei. Temos de tratar o jogo como se fosse uma final, porque vai ser uma partida dura e temos de a vencer.

Fonte: Zona Técnica Futsal