PROGRAMA AMIGO SHOUSE

Em busca da sobrevivência

1- Histórico

A Associação Esportiva Shouse foi fundada em fevereiro de 1997, disputamos todas as competições oficiais da FEFUSPA-Federação de Futsal do Pará, três no mínimo a cada ano, e pelo menos uma competição nacional em seus 24 anos de existência. Além disso, em 2018 disputamos a LNF-Liga Nacional de Futsal, a Série A do Futsal Brasileiro, tendo sido a única equipe do Norte e Nordeste a conseguir o feito.

Em todas essas jornadas, o apoio financeiro oficial aconteceu apenas através da SEEL-Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Estado do Pará e da PMB-Prefeitura Municipal de Belém. Nosso parceiro privado digno de menção foi a empresa de material esportivo Globo Esporte Magazine. Em que pese a importância desses apoios, eles não representaram nem 5% da despesa total de manutenção de nosso clube. O restante dos recursos, foi completamente disponibilizado pela Shouse-System House Ltda, empresa de Tecnologia da Informação do presidente vitalício da Associação Esportiva Shouse, motivado por sua paixão pelo esporte e em especial pelo futsal. Além disso, ao longo da sua existência, o clube tem se esforçado para mostrar aos atletas que, para a maioria, o esporte é finito como meio de sobrevivência e que é necessário em paralelo à prática esportiva, a qualificação profissional como meio de garantirem a tranquilidade do futuro.

2- Busca de recursos

Em 2018, com nossa participação na LNF e suas despesas elevadíssimas, ficou claro que era necessário buscar outras fontes de recursos financeiros para que o clube pudesse continuar sua trajetória ascendente. A escolha recaiu na  Lei nº 11.438/06, Lei de Incentivo ao Esporte, do antigo Ministério dos Esportes hoje Secretária dos Esportes do Ministério da Cidadania.

Esse dispositivo legal, incentiva clubes e associações a elaborar projetos esportivos, e através de mecanismos de renúncia fiscal, permite que empresas privadas utilizem parte de seu Imposto de Renda anual em patrocínio esportivo aos projetos aprovados. Patrocínio totalmente sem custos.

Conseguimos aprovar com muita dificuldade dois projetos nesse incentivo legal. Mas, pelo fato de sermos um clube do Norte do Brasil, apesar de tentarmos insistentemente, conseguir apoio de empresas nacionais é praticamente impossível. Por outro lado, localmente, pela falta de conhecimento da área contábil das grandes empresas paraenses, e pela dificuldade em chegarmos até as esferas decisórias delas, ainda não foi possível sensibilizar nenhuma para serem nossas parceiras.

Apesar da busca de recursos através do mecanismo legal continuar, ficou claro que encontrar outras alternativas era imperativo para a sobrevivência do clube.

 

3- Projeto AMIGO SHOUSE

Considerando que as bilheterias não subsidiam clubes pequenos de futsal, quer sejam amadores ou profissionais, partimos para criar soluções. Desenvolvemos um projeto que intitulamos AMIGO SHOUSE, uma espécie de sócio torcedor. Esse projeto permite aos torcedores e admiradores do futsal vistoso e vencedor da Associação Esportiva Shouse, colaborar mensalmente e nos ajudar a atingir nossas metas.

Mas era preciso um incentivo e uma frequência nessa colaboração. Partimos para buscar parcerias com segmentos de comércio e serviços, que pudessem oferecer descontos aos Amigos Shouse por ocasião do consumo, descontos ancorados nas contribuições ao clube. Dessa forma o Programa Amigo Shouse funcionaria com um cartão de vantagens.

 

 

4- Contrapartidas

Além do prazer de ajudar um clube que existe apenas pelo prazer da prática do esporte e que cumpre sua função social de forma efetiva, as empresas parceiras só terão gastos no momento em que seu faturamento estiver realmente acontecendo, uma contrapartida mais eficaz do que os patrocínios tradicionais que prometem aumento de ganhos que talvez não aconteçam.

As contrapartidas padrão, tais como divulgação/ativação de marca ou produtos através de banners, outdoors, uniformes, bonés, site oficial, Facebook, transmissões de jogos do clube, e divulgação ocasional de marca em programas esportivos de TV´s abertas, estão disponíveis, mas o incremento no faturamento é o foco.

Os torcedores participantes do Programa Amigo Shouse, receberão como contrapartida a cada consumo feito nos Parceiros, um bônus equivalente a 50% do valor utilizado, que poderá ser usado em novas compras.

Em outras palavras, a contribuição de R$10,00 feita ao Amigo Shouse, acrescida de 50%, será integralmente devolvida através dos descontos nos Parceiros. Melhor que qualquer fundo de investimentos!

 

5- Convocação

Por todos os fatos e motivos expostos, apelamos a todos os desportistas e empresas que apreciam o futsal e que acreditam na seriedade da proposta da Shouse, que participem do Programa Amigo Shouse e ajudem no crescimento do futsal.


6- Início

A partir do dia 15 de agosto, acesse a área de download e baixe o App (por enquanto apenas para Android)