Em busca da sobrevivência
1-
Histórico
A Associação
Esportiva Shouse foi fundada em fevereiro de 1997, disputamos todas as
competições oficiais da FEFUSPA-Federação de Futsal do Pará, três no mínimo a
cada ano, e pelo menos uma competição nacional em seus 24 anos de existência.
Além disso, em 2018 disputamos a LNF-Liga Nacional de Futsal, a Série A do
Futsal Brasileiro, tendo sido a única equipe do Norte e Nordeste a conseguir o
feito.
Em todas essas jornadas, o apoio
financeiro oficial aconteceu apenas através da SEEL-Secretaria Estadual de
Esporte e Lazer do Estado do Pará e da PMB-Prefeitura Municipal de Belém. Nosso
parceiro privado digno de menção foi a empresa de material esportivo Globo
Esporte Magazine. Em que pese a importância desses apoios, eles não
representaram nem 5% da despesa total de manutenção de nosso clube. O restante
dos recursos, foi completamente disponibilizado pela Shouse-System House Ltda,
empresa de Tecnologia da Informação do presidente vitalício da Associação Esportiva
Shouse, motivado por sua paixão pelo esporte e em especial pelo futsal. Além
disso, ao longo da sua existência, o clube tem se esforçado para mostrar aos
atletas que, para a maioria, o esporte é finito como meio de sobrevivência e
que é necessário em paralelo à prática esportiva, a qualificação profissional
como meio de garantirem a tranquilidade do futuro.
2-
Busca de recursos
Em 2018, com
nossa participação na LNF e suas despesas elevadíssimas, ficou claro que era
necessário buscar outras fontes de recursos financeiros para que o clube
pudesse continuar sua trajetória ascendente. A escolha recaiu na Lei nº
11.438/06, Lei de Incentivo ao Esporte, do antigo Ministério dos Esportes hoje
Secretária dos Esportes do Ministério da Cidadania.
Esse
dispositivo legal, incentiva clubes e associações a elaborar projetos
esportivos, e através de mecanismos de renúncia fiscal, permite que empresas
privadas utilizem parte de seu Imposto de Renda anual em patrocínio esportivo
aos projetos aprovados. Patrocínio totalmente sem custos.
Conseguimos
aprovar com muita dificuldade dois projetos nesse incentivo legal. Mas, pelo
fato de sermos um clube do Norte do Brasil, apesar de tentarmos
insistentemente, conseguir apoio de empresas nacionais é praticamente
impossível. Por outro lado, localmente, pela falta de conhecimento da área
contábil das grandes empresas paraenses, e pela dificuldade em chegarmos até as
esferas decisórias delas, ainda não foi possível sensibilizar nenhuma para
serem nossas parceiras.
Apesar da
busca de recursos através do mecanismo legal continuar, ficou claro que
encontrar outras alternativas era imperativo para a sobrevivência do clube.
3-
Projeto AMIGO SHOUSE
Considerando
que as bilheterias não subsidiam clubes pequenos de futsal, quer sejam amadores
ou profissionais, partimos para criar soluções. Desenvolvemos um projeto que
intitulamos AMIGO SHOUSE, uma espécie de sócio torcedor. Esse projeto permite aos
torcedores e admiradores do futsal vistoso e vencedor da Associação Esportiva
Shouse, colaborar mensalmente e nos ajudar a atingir nossas metas.
Mas era
preciso um incentivo e uma frequência nessa colaboração. Partimos para buscar
parcerias com segmentos de comércio e serviços, que pudessem oferecer descontos
aos Amigos Shouse por ocasião do consumo, descontos ancorados nas contribuições
ao clube. Dessa forma o Programa Amigo Shouse funcionaria com um cartão de
vantagens.
4-
Contrapartidas
Além do
prazer de ajudar um clube que existe apenas pelo prazer da prática do esporte e
que cumpre sua função social de forma efetiva, as empresas parceiras só terão
gastos no momento em que seu faturamento estiver realmente acontecendo, uma
contrapartida mais eficaz do que os patrocínios tradicionais que prometem
aumento de ganhos que talvez não aconteçam.
As
contrapartidas padrão, tais como divulgação/ativação de marca ou produtos
através de banners, outdoors, uniformes, bonés, site oficial, Facebook,
transmissões de jogos do clube, e divulgação ocasional de marca em programas
esportivos de TV´s abertas, estão disponíveis, mas o incremento no faturamento
é o foco.
Os torcedores
participantes do Programa Amigo Shouse, receberão como contrapartida a cada
consumo feito nos Parceiros, um bônus equivalente a 50% do valor utilizado, que
poderá ser usado em novas compras.
Em outras
palavras, a contribuição de R$10,00 feita ao Amigo Shouse, acrescida de 50%,
será integralmente devolvida através dos descontos nos Parceiros. Melhor que
qualquer fundo de investimentos!
5-
Convocação
Por todos os
fatos e motivos expostos, apelamos a todos os desportistas e empresas que
apreciam o futsal e que acreditam na seriedade da proposta da Shouse, que participem
do Programa Amigo Shouse e ajudem no crescimento do futsal.
6- Início
A partir do dia 15 de agosto, acesse a área de download e baixe o App (por enquanto apenas para Android)